sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Relacionamentos......

Amigas são pessoas iluminadas sempre sabem das coisas, menos quando as coisas não acontecem com elas. Amigas sempre sabem o que dizer, que conselhos dar, que caminho seguir. O interessante é que mais cedo ou mais tarde as amigas chegam a você com aquele mesmo problema que você teve e que pediu ajuda, então é a sua vez de ser a sabe tudo e dar conselhos.

Aí a amiga chega dizendo que já não sabe o que fazer com aquele namorado..... Você simplesmente vira uma terapeuta.....

Amiga: eu tô cansando de tentar resolver tudo, sabe? Abrindo mão das coisas... evitando reclamar... pensando 2x antes de abrir a boca. Qualquer conversa vira briga.

Terapeuta: Pois é, num é brinquedo não....Antes de ontem tive uma conversa desagradável com o namorado.... ontem ele tava todo seco.... Aí falei pra ele que tem um concurso na Amazônia, menina ele ficou um doce!!!!

Amiga: Ah!!! Fulaninho é um amor quando quer, mas quando explode, é extremamente grosso e estúpido. Eu tive que ter uma briga séria com ele, falar um monte pra ele se tocar. Ele ta um amor, mas até quando???

Terapeuta: É... assim é a vida no campo.... Mas, sei lá acho que você é muito "nós" tem que ser mais individual, espera muito dos outros.

Amiga: Engraçado você dizer isso, porque sempre me chamaram de egoísta....

Terapeuta: Vo é egoísta.... mas num é individualista.

Amiga: Agooooooooora você ajudou, entendi tudo agora (bem ironicamente).

Terapeuta: A sua natureza é egoísta, pensa primeiro em você (na teoria), o teu foco é você. Mas você precisa ter alguém meio que te paparicando. Você tem necessidade de quando está junto "dominar" ou "comandar" ou "controlar"...

Amiga: Será???? Eu não acho, mas você pode ter razão.

Terapeuta: É assim, acho que às vezes a sua intenção não é nem de "fiscal federal", mas você faz parecer e age de forma coercitiva, ninguém gosta de ser mandado....

Amiga: É que, sempre eu que estou mudando e me adaptando ele diz que está tb, mas não vejo isso, continua fazendo as coisas do jeito que ele bem entende.

Terapeuta : Faça o mesmo com ele não mude e não espere por ele pra fazer o que VOCÊ quer fazer... isso é o que eu falo de ser "individualista".... se você quer algo e ele não, faça sozinha, com uma amiga um amigo, parente, mas faça!

Amiga: Ele prega uma coisa, e faz o oposto. Eu penso assim: se ele não gosta, não faço pra ele não ficar chateado... aí ele vai... E FAZ.

Terapeuta: Por isso que você TEM que fazer aquilo que você quer, pois tem muito mais efeito você ficar com cara de "estou aprontando" do que com cara de “num faça isso” ou “num gostei daquilo,“ entende?

Amiga: Não é pelo fato de fazer... se eu quisesse realmente eu teria feito. Teria falado com ele, discutido, sei lá. Mas eu deixei de fazer uma coisa por causa dele e ele fez sem mim. Entende? Diferente.

Terapeuta: Então, ele NÃO TEM CONVICÇÕES próprias definidas!!! Vai dizer que num vai fazer e vai fazer, só que se você fizer antes a sensação que você vai ter é que ele fez por você, mesmo que você saiba que num tenha sido assim. TUDO que ele falou até hoje que não faria em algum momento ele fez, geralmente no meio do oba-oba da galera, num é?

Amiga: É.... ou seja, pra salvar meu namoro eu não devo tentar salvá-lo... é isso? Tenho que fazer o oposto do que ele diz pra fazer. Confuso isso.

Terapeuta: É bem por aí, pois se você faz o que ele pede e ele num percebe, se você fizer o que ele não quer ele vai perceber e aí sim as coisas vão começar a mudar. Se vc num mostrar pra ele, pra ele sentir na pele, ele não vai mudar. As sanções tem que ser traumáticas, do contrário não funcionam.... infelizmente....

Acho que o grande problema dos relacionamentos é que as mulheres tendem a abdicar de suas preferências par poder estar em conformidade com seus parceiros. Muito embora eles tenham se apaixonado exatamente pelo pacote todo, com gostos e desgostos. Ou então, para provar que o relacionamento é sério ambos abdicam de coisas irrelevantes ao parceiro, mas importantes pra eles. Por exemplo, deixar de ir ao cinema com os amigos ou tomar sorvete no fim de tarde com uma amiga. Coisas que nós mulheres adoramos fazer e que às vezes para poder estar com o namorado, esquecemos o quanto é bom e o quanto faz bem. E então começamos a implicar com o futebol dele, com aquele programa de TV, ou o fato dele ler uma revista na hora que você quer conversar..... Relacionamentos são tão divertidos, tem tudo pra dar errado, porque o ser humano é um bicho muito complicado, mas acabam dando tão certo que a gente não se imagina longe desses problemas cotidianos.