sexta-feira, 27 de abril de 2018

RAIZES E AMARRAS

Hoje foi um dia particularmente "epifânico", por vários momentos me deparei com revelações "surpreendentes" (mas nem tanto) das minhas percepções de vida.

Pensando no que minha amiga Nicole Zaneti publicou sobre as respostas as vezes estarem nas raízes e não nos galhos... Na verdade, essa reflexão resultou até em epifanias coletivas....

E curiosamente, duas das minhas amadas amigas tiveram confissões de estarem passando pelo mesmo processo, em que você consegue ir procurar tão fundo na alma que chega a curar feridas e descobrir coisas que não tem o menor porquê te ainda pertencer a você...

Caso 01 -  Empoderamento feminino, almoço em casa, com meu pai e minha amiga... e uma discussão fluida e interessante sobre o feminino, suas vertentes, peculiaridades.... o feminismo e o femismo e a tendencia de inversão de dominação... quase não consigo voltar ao trabalho pois o dialogo estava fluindo tão construtivamente e tão terapeuticamente....

Deste ponto, descobrimos que os arquétipos estão aí e nós tendemos a repetir tudo...
O empoderamento está exatamente no poder fazer diferente, no não se anular, se subtrair ou se mutilar para encaixar em algo que serve apenas de referência....

Declaramos concordância na visão de que a luta pelos direitos deve ser legitimada sim, mas a inversão do status opressão x opressor não deve ser uma saída... e muitas vezes se torna uma cilada teórica ou um antagonismo ideológico.

Foi um tanto libertadora essa conversa....

Na chegada ao trabalho, eu vejo uma publicação da Nicole e foi absurdamente elucidador.... mas o melhor ainda estava por vir.

Caso 02 -  No final do dia, nos encontramos para visitar uma terceira amiga... e novamente as confissões surpreenderam, mas foi tão maravilhoso! Ela dizia o quanto olhar suas raízes fez com que as amarras que prendiam fossem soltadas....

Muitas vezes quando identificamos a origem do problema a gente consegue ter a lucidez necessária para intervir, transmutar, curar e devolver o sentimento... e essa transmutação é toda a magia... não é simplesmente largar a amarra... cortar.... é transformar num laço de respeito, compreensão e empatia. É a síntese do AMOR em seu estado puro e natural e é lindo!!!!

Caso 03 - Voltando pra casa já maravilhada por tantas conversas e revelações um pensamento me vêm a mente. Qual o papel que essas "amarras" tem enquanto raízes?? Elas tiveram uma função social que já não é pertinente ou simplesmente foram frutos de uma ignorância?
Bem, eu sou dessas que acredito na função social da crendice.... e vou deixar a reflexão aberta aqui.... mas, quem sabe num outro post eu desenvolva esse tópico com mais afinco?!

O resumo de hoje foi: auto-conhecimento, empoderamento, paz, libertação, amarras e raízes.

GRATIDÃO PELO APRENDIZADO!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Amiga, que bom que esse meu post contribuiu para suas reflexões! Eu adoro o Rumi! �� Beijão ��